FICHA DE PROJETO

OBJECTVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS 

Tipologia: Diagnóstico de Oportunidades de Internacionalização/ Prospecção e Presença em Mercados Internacionais

Resumo

O projeto Operação Senegal- Cidade de Dakar consiste no desenvolvimento de Diagnóstico de Oportunidades de Internacionalização e Assistência Técnica com a finalidade de instalar dispositivos facilitadores de uma construção e reabilitação mais sustentável e que envolva os jovens da população.

DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROJETO

A Duarte e Sales II -Engenharia e Construção é uma empresa que realiza obras de construção e de reabilitação de edifícios em áreas urbanas, periurbanas e rurais para entidades públicas e privadas e para particulares. A sua estratégia de desenvolvimento passa, numa primeira vertente, por uma progressiva afirmação no campo da eco-construção que combine a satisfação dos seus clientes com um contributo efectivo para um desenvolvimento mais sustentável. Numa segunda vertente, passa pela estruturação de processos de cooperação com parceiros regulares de negócio, em torno de critérios de inovação e qualidade. Por último, numa terceira vertente, a internacionalização emerge como crucial para diversificar os contextos de expressão empresarial, assumindo-se simultaneamente como novos espaços de aprendizagem e como campo preventivo e antecipatório dos ciclos depressivos na economia nacional e europeia. Neste último plano a DS intervém pontualmente no mercado francês e espanhol, concretizou acções exploratórias em Moçambique, tendo surgido o potencial do Senegal que justificaram a criação de uma base de apoio para consolidar parcerias e acções.

Contudo, a empresa não dispõe de Know How suficiente e profissional para abordar o mercado com grande potencial mas atualmente bastante competitivo de DAKAR,com a finalidade de instalar dispositivos facilitadores de uma construção e reabilitação mais sustentável e que envolva as camadas mais jovens da população da cidade.

Para ser bem sucedida a empresa pretende com o presente projeto a aquisição de :

Dignóstico de Oportunidades de Internacionalização( (alínea I,II, III e IV, ponto A do Nr. º 2 do Aviso n.º25/SI/2018)

-Identificação de binómios serviços/mercados que representam oportunidades de internacionalização: Cidade Dakar;

-Necessidade de ajustamento de serviços e de modelos d negócio para a nova realidade;

-Diagnóstico de oportunidades de evolução da empresa na cadeia de valor;

– Necessidade de ajustamento de estratégias de comunicação digital.

e Assitência Técnica (alínea I, ponto B do Nr. º 2 do Aviso n.º25/SI/2018)

OBJETIVOS

O objectivo central deste Plano de Acção consiste no elaboração de Diagnóstico de Oportunidades de Internacionalização e Assistência Técnica relativamente à Operacionalização na cidade de Dakar com a finalidade de instalar dispositivos facilitadores de uma construção e reabilitação mais sustentável e que envolva as camadas mais jovens da população da cidade.

Em termos genéricos o objectivo central consiste em:

“Apoiar tecnicamente o fomento a eco-construção na cidade de Dakar através de serviços e de construções-piloto”

Os objectivos específicos são:

1. Instalar dispositivos de apoio à eco-construção e à construção tradicional local

2. Realizar pequenas obras de demonstração

3. Organizar uma rede de parceiros em torno da construção sustentável e da inclusão social dos sectores mais jovens da população

ACTIVIDADES A REALIZAR

I – Diagnóstico de Oportunidades sobre a viabilidade de um projecto de instalação em Dakar DE UMA CIDADE DAS PROFISSÕES EM DAKAR FOCADA NAS PROFISSÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. (As Cidades das Profissões são dispositivos de apoio à orientação, à formação, ao empreendedorismo, à mudança de vida profissional baseadas numa Rede Internacional com sede em Paris , na Cité des Sciences et de l?Industrie.)

Importa realizar um Diagnóstico de Oportunidades sobre a viabilidade de um projecto de instalação em Dakar com os seguintes passos:

– Avaliação das condições para a concretização do projecto no Senegal

– Interacções com as entidades de tutela

– Elaboração de esboço do projecto para as futuras instalações

– Avaliação preliminar das parcerias e condições técnicas de futuro funcionamento

2. ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO: PLANO DE INSTALAÇÃO

Será necessário realizar alguns dossiês, tais como:

– DOSSIÊ para a entidade labelizadora: organizar um dossiê de labelização;

– DOSSIÊ para potenciais financiadores: os financiadores internacionais de iniciativas ligadas ao desenvolvimento no Senagal;

– DOSSIÊ para as autoridades locais e nacionais do Senegal

Componente do Projeto: DIAGNÒSTICO DE OPORTUNIDADES I e II : Orçamento – 6.665€, acrescendo IVA à taxa legal em vigor

3. ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA VISITA DE PROSPEÇÃO E DE CAPATAÇÃO DE NOVOS CLIENTES, NO DESENVOLVIMENTO DE INICIATIVAS DE COMUNICAÇÃO PARA ENVOLVER TODOS OS ACTORES POSSÍVEIS EM TORNO DA INICIATIVA ” Workshop sobre construção tradicional com a Ordem dos Arquitectos do Senegal versus ECO- Construção, recorrendo a ferramentas como a criação de um site bilingue, organização de uma base de dados com entidades e pessoas que podem ser protagonistas no processo,a tradução de documentação sobre as profissões da eco-construção, sínteses dos dossiers em formato PDF, interacção com a comunicação social local sobre o projecto.

Componente do Projeto: Assistência Técnica para implementação de recomendações a curto prazo – 6.665€, acrescendo Iva à taxa legal em vigor.

A contratação de uma entidade consultora experiente nestes processos tornará a abordagem com cariz sustentado e profissional, colmatando a debilidade das competências internas neste particular. Após consulta ao mercado a entidade consultora seleccionada foi a empresa Lopes Garcia Consultores, Lda, NIPC 505814803. A maximização do resultado esperado fará com que no final a empresa tenha identificado através do Diagnóstico de oportunidades de Internacionalização e Assistência Técnica, as ferramentas necessárias para ser bem sucedida considerando o fortalecimento comercial da empresa e a diminuição da sua dependência do mercado interno. Para este efeito a empresa irá desenvolver estratégias que lhe permitam abordar a internacionalização de forma evolutiva do ponto de vista do investimento, dos custos de transação e da localização, das redes, networks e, por último, do ponto de vista das opções estratégicas, com vista a melhorar a competitividade e a maximizar a sua eficiência.

Recursos Humanos Envolvidos

A empresa atualmente com 6 postos de trabalho nas várias áreas funcionais da empresa. Será alocado 1 RH como Key International Manager para o desenvolvimento da atividade internacional e o relacionamento com as entidades locais estrangeiras, garantindo o sucesso da empresa.Com o aumento da atividade acontecerá a contratação de mais recursos humanos

Sendo que o presente projeto torna-se fundamental para o desempenho do Key manager dotando-o de Know-How necessário através do diagnóstico de oportunidades, nos seus vários dominios: identificação do binómico produtos/ serviços versus mercado Cidade de Dakar que representa oportunidades de internacionalização; necessidades de ajustamento de produtos/serviços e de modelo de negócio, diagnóstico de oportunidades de evolução da empresa na cadeia de valor e necessidade de ajustamentos estratégias de comunicação digital. A segunda fase torna-se imprescindível pois a entidade consultora experiente no desenvolvimento de processos deste tipo, irá dotar o representante da DS Engenharia e Construção LDA, Key International Manager, da fase mais dificil de prospeção e captação de novos clientes em mercados externos, através de visita de prospeção e desenvolvimento de iniciativas de comunicação para envolver toos os atores possiveis em torno da iniciativa : ” Workshop sobre construção tradicional com a Ordem dos Arquitectos do Senegal versus ECO- Construção”, obtendo também ferramentas como a criação de um site bilingue, organização de uma base de dados com entidades e pessoas que podem ser protagonistas no processo,a tradução de documentação sobre as profissões da eco-construção, sínteses dos dossiers em formato PDF, interacção com a comunicação social local sobre o projecto.

COMPETÊNCIAS

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

O Grupo DS adotou de forma convicta o conceito de empresa-rede. Trata-se de uma visão que abre as relações empresariais a processos de co-construção de soluções e de partilha de visões e experiências com todos os atores do contexto institucional e comercial. Neste plano entendemos os nossos clientes e fornecedores como parceiros de processos de qualidade e cooperação.

Visite Também